sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Apresentação das Equipes dos 1° Anos







 


Quando propomos um trabalho em equipe para os alunos, surge para nós, algumas indagações e inquietações diante de tamanha empreitada.
Como é uma equipe que dá certo? É a união que faz a força? É a busca conjunta do objetivo? É o processo de cooperação? Isso não é mais novidade, o que percebemos é que buscamos transmitir essa orientação aos grupos, tentando tornar previsíveis seus comportamentos e atitudes diante de um novo desafio.
Normas, regras, regulamentos e códigos são partes da resposta. Mas como garantir o seu cumprimento? Como assegurar que serão seguidos pelos membros das equipes e se os alunos conseguirão absorver o conteúdo da disciplina ou ainda, se a apresentação estará contribuindo para melhorar resultados?
Neste ponto, deve-se fazer cumprir os objetivos estabelecidos pela pesquisa. Mas como fazer com que os alunos assumam esse papel? Para que isso ocorra, o Professor tem que encaminhá-los ao desenvolvimento de uma pesquisa bem fundamentada, informações seguras e significativas com amplas possibilidades de utilização dos recursos disponíveis na Escola, como o Laboratório Educacional de Informática, que deu um suporte as equipes, com orientações e tentando estimular a participação ativa dos alunos envolvidos.
No mês de setembro o Professor Lima Junior da EEFM Arsênio Ferreira Maia fez um seminário com esse objetivo, envolvendo os 1° Anos com o intúito de colocar em prática a comunicação e utlização de outras mídias e estimular a compreenção dos assuntos visto em sala de aula na disciplina de História: a Antiguidade Greco-Romana.


Texto: José Evânio e Lima Junior
Fotos: Lima Junior
Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário