Quando
propomos um trabalho em equipe para os alunos, surge para nós,
algumas indagações e inquietações diante de tamanha empreitada.
Como é
uma equipe que dá certo? É a união que faz a força? É a busca
conjunta do objetivo? É o processo de cooperação? Isso não é
mais novidade, o que percebemos é que buscamos transmitir essa
orientação aos grupos, tentando tornar previsíveis seus
comportamentos e atitudes diante de um novo desafio.
Normas,
regras, regulamentos e códigos são partes da resposta. Mas como
garantir o seu cumprimento? Como assegurar que serão seguidos pelos
membros das equipes e se os alunos conseguirão absorver o conteúdo
da disciplina ou ainda, se a apresentação estará contribuindo
para melhorar resultados?
Neste
ponto, deve-se fazer cumprir os objetivos estabelecidos pela
pesquisa. Mas como fazer com que os alunos assumam esse papel? Para
que isso ocorra, o Professor tem que encaminhá-los ao
desenvolvimento de uma pesquisa bem fundamentada, informações
seguras e significativas com amplas possibilidades de utilização
dos recursos disponíveis na Escola, como o Laboratório Educacional de
Informática, que deu um suporte as equipes, com orientações e tentando estimular a participação ativa dos
alunos envolvidos.
No mês de
setembro o Professor Lima Junior da EEFM Arsênio Ferreira Maia fez
um seminário com esse objetivo, envolvendo os 1° Anos com o intúito
de colocar em prática a comunicação e utlização de outras mídias e estimular a compreenção dos
assuntos visto em sala de aula na disciplina de História: a Antiguidade Greco-Romana.
Texto: José Evânio e Lima Junior
Fotos: Lima Junior
Postagem: José Evânio
Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia
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