sexta-feira, 6 de maio de 2011

Provão


Em 06/05/2011 foi realizado o primeiro provão da E. E. F.M Arsênio Ferreira Maia para todos os alunos matriculados regularmente nesta escola, aqui podemos constatar os momentos antecedentes ao provão numa das turmas do 1° Ano da tarde. Nessa ocasião os professores mostram aos alunos a importância deste tipo de mecanismo pedagógico, já que os mesmo irão se deparar, ao longo de sua caminhada acadêmica, e porque não dizer, durante a sua jornada à procura de uma boa colocação no mercado de trabalho, ou seja, ao prestar algum concurso.
Uma das metas dos professores é convencer os alunos que uma prova objetiva, quando é resolvida como deve ser, tem a mesma importância de uma discusiva, já que, o aluno vai utilizar seus conhecimentos em todas as áreas e resolver os cálculos das exatas.
Todavia, alguns alunos perguntam qual a diferença entre uma prova discursiva e uma objetiva.
A PROVA ESCRITA DISCURSIVA é uma modalidade de avaliação onde se deve escrever com suas próprias palavras as respostas para as questões feitas. Estas normalmente são relacionadas ao assunto estudado e espera-se que os alunos já tenham total domínio.
Já a PROVA OBJETIVA(Múltipla Escolha) o aluno deve escolher uma opção ou mais entre as respostas. Esse tipo de prova permite a escolha da resposta, mas acertá-la exige conhecimento do assunto, perspicácia, paciência e algumas regras para se fazer uma boa prova, mas isso já é um outro assunto que postarei na próxima oportunidade.
Resumindo: acertar uma resposta pode ocorrer de três maneiras: Conhecimento do assunto, no "chute" e na eliminação de respostas erradas. Mas o aluno não consegue um bom resultado apenas confiando na sorte.
Portanto, estudar é o melhor caminho!!!

José Evânio Almeida de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário