Música
É a forma com que o compositor e/ou executante expõe seus sentimentos, através de combinações de sons que conservam entre si uma certa relação de lógica e ordenação.
É a forma com que o compositor e/ou executante expõe seus sentimentos, através de combinações de sons que conservam entre si uma certa relação de lógica e ordenação.
Som
É o efeito produzido no órgão auditivo através do choque entre dois corpos. Um movimento completo de vai-e-vem de um corpo elástico se chama vibração. As vibrações são transmitidas ao ar na forma de ondas sonoras e essas chegam até nossos ouvidos produzindo então a sensação do som.
É o efeito produzido no órgão auditivo através do choque entre dois corpos. Um movimento completo de vai-e-vem de um corpo elástico se chama vibração. As vibrações são transmitidas ao ar na forma de ondas sonoras e essas chegam até nossos ouvidos produzindo então a sensação do som.
Altura
Os sons
podem ser classificados em sons agudos e sons graves.
Os sons
graves, também chamados baixos, são sons com maior comprimento de onda (pequena
frequência).
Os sons
agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequência).
Em termos
de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos.
Os sons
fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.
Timbre: é
esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra.
Duração:
representa simplesmente o tempo que o som dura.
Depois de
termos analisado as quatro propriedades do som, veremos agora os 3 elementos
fundamentais da música, que são:
Melodia:
combinação de sons sucessivos com alturas e valores diferentes, dando um certo
sentido lógico musical.
Harmonia: combinação de sons simultâneos e as relações que eles estabelecem entre si. Também pode ser definida como a ciência que estuda os acordes (sons simultâneos) e a maneira de concatená-los.
Ritmo: a
maneira como os sons e silêncios são organizados, produzindo a pulsação da
música.
O
quadrinho necessita do balão para a visualização das palavras ditas pelas
personagens.
Calha –
Espaço entre cada quadrinho.
As
metáforas visuais são usadas pelos autores para transmitir situações da
história por meio de imagens, sem utilização do texto verbal.
Linhas
Cinéticas - Constitui o elemento comunicativo que ajuda no reconhecimento
visual dos objetos representados.
Onomatopeias
- São palavras que indicam sons ambientais, ruídos, urros e interjeições
humanas. Nas HQ, adquirem o status de símbolos gráficos, complementando e
reiterando as ações descritas na narrativa.
No Japão
a palavra Mangá é utilizada para designar todo tipo de histórias em quadrinhos,
já no ocidente esta palavra é utilizada somente para intitular histórias em
quadrinhos de origem Japonesa.
Os Mangás
podem ser divididos, para melhor compreensão, em três gêneros:
shonen,
shojo e gekigá, porém existem muito mais gêneros que isto. No Japão existe
gênero de quadrinhos para tudo, até para pescaria. Abaixo os três principais
gêneros:
Shonen:
Histórias em quadrinhos para garotos, com personagens simplificados e cenários
realistas. Os temas mais frequentes nestas histórias são os de ação e de
aventura.
Shojo:
Histórias em quadrinhos para meninas com conteúdos românticos, personagens
estilizados e muitas metáforas visuais.
Gekiga:
Histórias com desenhos mais realistas com temas voltados para o público de
maior idade.
Podemos
definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita.
Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que
os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme - escrita
que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. Foi uma importante fase, pois o
homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o
desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos
poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando
objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo
uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases:
Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
QUE MATERIAIS UTILIZAVAM?
-Sangue de animais
- Clara de ovo
- Excrementos de animais.
- Argila
- Carvão
- Pó de rochas, oxido de ferro.
Vamos
então reforçar:
A
religiosidade é algo relevante na arte rupestre, pois, os homens tinham um
forte apelo ritualístico, quando pintavam nas paredes das cavernas com o
intuito de capturar a força do animal representado, criando um ritual para uma
caçada prospera.
Quando o
homem deixa de ser nômade, fixando-se em um único lugar a arte passa a retratar
cenas do cotidiano.
É bom
recordar que encontramos apenas representações femininas - Uma das obras em
escultura mais fascinante deste período é a escultura da Vênus Willendorf, onde
suas características predominantes são: o ventre saltado e grandes nádegas como
representação da fertilidade feminina.
Os mais
remotos indícios a respeito de grupos humanos culturalmente “desenvolvidos” da
cultura brasileira datam um período 6.000 a.C a 10.000 a.C.
Posso
dizer que na música descobriu-se que o homem rupestre já fabricava
instrumentos, quando encontramos osso com furos – como se fossem flautas.
1. Quais
os elementos básicos da música?
2. Para
você o que é música?
3. Qual o
seu estilo de música preferido?
4. Cite
alguma de suas musicas preferidas.
5. O que
pode ser definido com som?
6. Qual a
diferença entre som grave e agudo?
7. Para
que serve os balões na HQ?
8. Defina
onomatopeia.
9. Qual a
diferença da utilização da palavra Mangá no Japão para o Ocidente?
10. Quais
são os gêneros do Mangá no Japão?
11. A
Arte Rupestre surgiu em qual período?
12. Como
se divide esse período?
13. Quais
os materiais utilizados nas pinturas desse período?
14. O
que a religiosidade representava na pintura rupestre?
15. Qual
a escultura mais importante desse período?
16.
Defina o gênero Shonen.
17. O que
significa Shojo?
18. O que
conta o gênero Gekiga.
19. Em HQ
o que significa Calha?
20. Qual
o seu gênero de HQ Preferido?
Postagem: José Evânio
Imagens: Google
Imagens: Google